Back to All Events

Companhia Maior • Dizer .. as palavras dos poetas • Noite da Literatura Europeia 2018

  • Liceu Passos Manuel, Bairro Alto Lisboa Portugal (map)

Miguel Azguime leads and directs a performance of sound poetry with Companhia Maior. DIZER... AS PALAVRAS DOS POETAS is a co-creation with Companhia Maior, focused on the work behind the words of Poets, exploring the meaning of words and the sound of words across a wide range of poems by Portuguese Poets such as Mário de Sá Carneiro, Fernando Pessoa, Eugénio de Andrade, António Ramos Rosa, Carlos de Oliveira, Ernesto M. Melo e Castro, Ângelo de Lima, Herberto Helder.

 Noite da Literatura Europeia 2018
pela COMPANHIA MAIOR
DIREÇÃO E COMPOSIÇÃO MIGUEL AZGUIME
INTERPRETAÇÃO . António Pedrosa, Angelina Mateus, Carlos Fernandes, Carlos Nery, Catarina Rico, Celeste Melo, Elisa Worm, Isabel Millet, Isabel simões, João Silvestre, Júlia Guerra, Kimberley Ribeiro, Manuela de Sousa Rama, Maria Emília Castanheira, Maria Helena Falé, Maria José Baião, Mário Figueiredo, Paula Bárcia
ASSISTÊNCIA . Ana Baptista

Na noite do sábado, 9 de junho, os mestres da literatura europeia voltam a Lisboa e, com as suas obras, encherão os espaços mais encantadores da zona do Bairro Alto. A edição da Noite da Literatura Europeia 2018 vai reunir obras dos autores oriundos de 14 países.

UM PROJECTO MISO MUSIC PORTUGAL apresentado na A Noite da Literatura Europeia 2018; uma iniciativa da EUNIC Portugal, que conta com o apoio da Representação da Comissão Europeia em Portugal, e se realiza no âmbito das Festas de Lisboa, em parceria com a EGEAC.

Frequentador assíduo das palavras no interior do seu trabalho de compositor, Miguel Azguime, que também é poeta, constrói, em co-criação com a Companhia Maior, um espectáculo intencionalmente tacteante na busca das multiplicidades sonoras, emocionais, cognitivas… dos poemas; no decorrer do qual os artistas da Companhia Maior, constituído como um “coro falado” para dizer as palavras dos poetas.

Uma proposta de manuseamento das palavras dos poetas, em torno da palavra-sentido e da palavra-som a partir de um conjunto de poemas de autores portugueses como Mário de Sá Carneiro, Fernando Pessoa, Eugénio de Andrade, António Ramos Rosa, Carlos de Oliveira, Ernesto M. Melo e Castro, Ângelo de Lima, Herberto Helder, etc…)

A Companhia Maior é composta maioritariamente por artistas com mais de 60 anos de idade, vindos de diversos quadrantes da criação artística — dança, teatro, música — e com diferentes experiências. A companhia foi criada em 2010, por iniciativa de Luísa Taveira, com a missão de promover a criatividade na idade maior, em contacto com as várias gerações de criadores e no contexto interdisciplinar da criação contemporânea, de valorizar saberes adquiridos e aperfeiçoados ao longo do tempo e de proporcionar as condições para a sua expressão e comunicação.